segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SANTA PACIÊNCIA

De novo no tema “dormir de noite”, neste fim de semana pela 1ª vez consegui fazer a Alice dormir sem ser no peito.

De umas semanas pra cá, Alice acorda toda madrugada (coisa que ela não fazia desde os 2 meses). E, com maior ou menor demora, mais ou menos choro, muito ou pouco embalo, o final é sempre no peito. Só assim ela dorme.

Só que isso como regra está começando a interferir na rotina alimentar da pequena – como mama de madrugada, demora pra acordar, pois não tem fome e fica mais cansadinha. E aí dá uma bagunçada na programação.

Neste sábado, consegui fazer diferente.

Quando ela acordou, insisti MUUITO em confortá-la no berço. Me debrucei toda pra dentro do berço, dei chupeta, carinho no cabelo, carinho na testa e entre os olhos, palmadinha no bumbum fazendo ela ninar, cantando baixinho sem parar... e a CHAVE: fazer tudo isso com a maior calma do mundo!!! Por mais que ela chore, por mais que pareça não estar adiantando, por mais que ela se debata, nunca perder a CALMA. Só com calma é possível acalmar.

E assim foi. Ela chorava de olhinhos fechados. Topava a chupeta e depois cuspia. Ao invés de enfiar a chupeta de volta imediatamente, deixava reclamar um pouco mais, sem sair “de cima”, com a voz bem tranqüila, cantando a musiquinha, fazendo carinho, oferecia a chupeta de novo. Quando pegava, se acalmava de leve e depois chorava de novo, mas ainda com a chupetinha na boca. Ficamos assim, juntinhas (eu pendurada no berço), fazendo carinho, confortando, por uns 45 min. Haja disposição! Haja coluna, uf! E haja calma. Enfim, acabei pegando ela no colo, mas me mantive oferecendo o mesmo conforto – a calma. E aí no colo ela relaxou e dormiu em 5 minutos.

Nem acreditei! Já eram 2h30 da manhã e a fofinha só acordou de manhã. Toda alegrinha, como sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário